• Dr

CIRURGIA DE CATARATA

Medicina de Olhos 34.jpg

Catarata. O que é isso?

A catarata é uma condição ocular muito comum.

À medida que envelhecemos, a lente natural que temos dentro do olho, chamada de cristalino, vai naturalmente perdendo a transparência e ficando cada vez mais turva. Isso torna a visão cada vez mais embaçada.

Essa turvação progressiva do cristalino se chama catarata. A catarata tende a progredir com o tempo, afetando cada vez mais a capacidade de trabalho e lazer.

Quais os sintomas?

Visão embaçada;
Visão desbotada;
Sensibilidade à luz e ofuscamento;
Imagens fantasmas ou duplas;
Óculos não fornecem mais visão adequada;
Sensação de que seus óculos estão constantemente sujos apesar da limpeza.

O que causa a catarata?

A catarata é mais comumente causada pelo envelhecimento natural, no entanto, pode ser causada por várias coisas, como diabetes, traumas oculares e até medicamentos, como os corticoides. A maioria das pessoas com mais de 65 anos têm alguma alteração em seus cristalinos e a maioria de nós desenvolverá uma catarata com o tempo.

Como é o tratamento?

A cirurgia é a única maneira de remover uma catarata. O procedimento é realizado em um olho de cada vez, geralmente com 1-2 semanas de intervalo.

Durante a cirurgia de catarata, a lente natural do olho é removida cirurgicamente e substituída por uma lente artificial, chamada de lente intraocular ou LIO. Há uma grande variedade de lentes artificiais (LIOs) para escolher ao se submeter à cirurgia de catarata. Durante as consultas que antecedem a cirurgia se avaliará qual a LIO mais adequada para as suas necessidades de acordo com suas atividades, estilo de vida e expectativas.

Basicamente, há dois tipos de cirurgia de catarata e durante as consultas definiremos qual tipo de cirurgia de catarata melhor atende às suas necessidades e expectativas.

Cirurgia de Catarata Tradicional

Cirurgia de Catarata Refrativa

Qual é a mais adequada para mim? Tradicional ou refrativa?

Cirurgia Tradicional de Catarata

Como o nome sugere, esta é a cirurgia padrão de catarata. Este tipo de cirurgia remove a lente turva e a substitui pela lente artificial (LIO). As LIOs usadas para a cirurgia tradicional de catarata são LIOs monofocais padrão. As LIOs monofocais fornecem visão clara em um ponto focal (na maioria das vezes, elas focam na visão à distância). Você precisará de óculos após a cirurgia
tradicional de catarata para leitura e/ou distância. Após a cirurgia serão prescritos óculos atualizados que proporcionarão uma visão muito mais nítida, pois a catarata não causará mais o embaçamento da visão.

Cirurgia Refrativa de Catarata

A cirurgia refrativa de catarata é uma combinação de um procedimento medicamente necessário (cirurgia de catarata) que é a remoção do cristalino turvo, com um procedimento refrativo (um procedimento eletivo realizado para reduzir ou eliminar a necessidade de você usar óculos ou lentes de contato). A cirurgia refrativa de catarata envolve exames e planejamento adicionais.

necessidade de óculos e lentes de contato após cirurgia.

Que tipo de cirurgia de catarata é ideal para mim?

Se você gostaria de reduzir muito ou até mesmo eliminar sua necessidade de usar óculos e lentes de contato após a cirurgia de catarata e acha que vale a pena investir em LIOs mais sofisticadas para conseguir isso, então você deve considerar a cirurgia de catarata refrativa.

Se você não se importa ou até mesmo prefere continuar usando óculos após a cirurgia de catarata (uma vez que a catarata está sendo removida, sua visão com óculos voltará ao normal), então você deve fazer a cirurgia de catarata tradicional.

Qual é o momento certo para fazer a cirurgia de catarata?

Não deixe a catarata afetar sua qualidade de vida!

Em um olho saudável, quando você olha para uma imagem ou objeto, a luz passa pelas lentes oculares, que são a córnea e o cristalino, e a imagem é focalizada na retina, que é a tela do nosso olho, onde as imagens se formam e são transmitidas ao cérebro. As lentes precisam ser transparentes para que a luz possa passar diretamente até a retina.

A opacidade do cristalino (catarata) cria uma barreira para entrada da luz, produzindo uma imagem turva na retina.

Nas gerações anteriores, era recomendado esperar até que a catarata estivesse “madura” antes da cirurgia, mas isso não é mais recomendado e a cirurgia pode ser realizada com segurança mesmo nos estágios iniciais do desenvolvimento da catarata.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos e complicações potenciais associados à cirurgia, por isso, apesar de ser uma cirurgia que emprega alta tecnologia e com riscos pequenos, se aconselha que o paciente faça a cirurgia de catarata quando a redução da sua visão tiver impacto no seu dia-a-dia. Isso garantirá que o benefício da cirurgia supere os riscos potenciais.

Você pode decidir não remover a catarata. Se você não fizer a cirurgia, sua perda de visão será progressiva. E os riscos cirúrgicos quando se opera a catarata tardiamente tendem a aumentar.

Benefícios potenciais da cirurgia de catarata:

Melhor eficácia de seus óculos (necessário após a cirurgia tradicional de catarata);
Elimine a necessidade de óculos (cirurgia refrativa de catarata);
Pouco tempo de inatividade com melhorias imediatas na visão e melhorias adicionais até 6 semanas.