top of page

CIRURGIA REFRATIVA

Medicina de Olhos 25.jpg

O que é isso?


Visão geral


A técnica de cirurgia refrativa mais realizada é a que utiliza laser para corrigir a visão. “Cirurgia de visão a laser” é o termo usado para descrever um grupo de procedimentos que usam o excimer laser e o femtosecond laser para remodelar a superfície da lente mais externa do olho (conhecida como córnea).


Remodelar a córnea com procedimentos de correção da visão a laser pode eliminar a necessidade de óculos/lentes de contato para enxergar bem.

Os benefícios são claros


Procedimentos rápidos que normalmente levam menos de 15 minutos por olho.

 

A maioria dos pacientes refere ficar impressionados com o conforto e tranquilidade durante o procedimento.

 

Pouco tempo de inatividade com melhora da visão percebida quase imediatamente para a maioria dos pacientes.

 

Independência praticamente total dos óculos para a maioria dos pacientes.


Como funciona?


A correção da visão a laser melhora sua visão remodelando a córnea com um laser. Os procedimentos são realizados em ambiente cirúrgico. Existem diferentes técnicas de correção da visão a laser. Somente após uma avaliação oftalmológica completa é que se poderá definir qual a melhor opção para o seu caso. Serão avaliados o seu estilo de vida, as características particulares dos seus exames oftalmológicos e suas expectativas. Com isso, se discutirá com você as possibilidades para que se atinja o melhor resultado.

Eu preciso disso?


Erros de refração explicados.


Você precisa usar óculos ou lentes de contato se a luz que entra nos seus olhos não focar no ponto correto da retina (tela natural dos nossos olhos).


Você pode ter um ou mais desses erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) e todos podem, em princípio, ser corrigidos com a correção de visão a laser.


Miopia - a luz se concentra antes do ponto de foco na retina;


Hipermetropia - a luz se concentra após o ponto de foco na retina;


Astigmatismo - a luz se concentra em um padrão disperso antes/depois da retina;


Presbiopia – é a perda progressiva da capacidade de focar objetos próximos. Esta é uma ocorrência natural com a idade e geralmente começa a afetar indivíduos após os 40 anos. A queixa inicial é a dificuldade para leitura;


Óculos e lentes de contato melhoram sua visão, pois ajudam a luz que entra no olho a focar no ponto correto da retina.
 

Ao remodelar a córnea durante a correção da visão a laser, a luz pode focar permanentemente no ponto correto da retina, eliminando a necessidade de óculos ou lentes de contato após o procedimento

Procedimentos a laser explicados


Todos os procedimentos de correção da visão são realizados em ambiente cirúrgico. Existem basicamente dois tipos de procedimentos de correção da visão a laser e todos alcançam excelentes resultados quando indicados e realizados de forma minuciosa. A avaliação das características e necessidades específicas de cada paciente é que definirá qual o tratamento mais indicado para cada caso.


LASIK


Durante a cirurgia de LASIK, se cria um retalho (flap) na córnea usando um laser de femtosecond ou um microcerátomo. Este flap é levantado para que se aplique o excimer laser para remodelar a córnea. Após a aplicação do excimer laser, o flap é reposicionado de volta à sua posição original, cobrindo a área tratada. Em poucas horas esse flap já está bem aderido e mal se percebe que a córnea foi operada. Este procedimento leva a uma recuperação muito rápida, com a maioria dos pacientes atingindo a acuidade visual esperada em 24 horas e praticamente sem desconforto no pós-operatório.

 

PRK


Esta técnica, da mesma forma que o Lasik, também utiliza o excimer laser para remodelar a córnea alterando seu grau. A principal diferença entre estes dois tipos de cirurgia é que na técnica PRK o laser é aplicado diretamente na superfície da córnea, sem a confecção do flap. Isso faz com que após a aplicação do laser a superfície da córnea fique sem a camada de células
superficiais (epitélio). Essa camada de células leva em média de 3 a 5 dias para crescer novamente.

 

Nesse período o paciente sente desconforto, ardência, sensibilidade à luz e sensação de “cisco” nos olhos. Após esse período de crescimento das células superficiais, a superfície da córnea ainda pode levar alguns dias, ou em raros casos semanas, para ficar lisa e regular.
 

Por isso, na técnica PRK, a acuidade visual desejada pode levar de 2 a 4 semanas para ser atingida. Além disso, esse processo de cicatrização (crescimento das células da superfície) pode alterar parcialmente o resultado da cirurgia realizada com o laser. Isso costuma acontecer principalmente nos casos em que se corrigem Hipermetropia.



Portanto, a maioria dos pacientes prefere realizar a técnica Lasik, devido a sua rápida recuperação visual e mínimo desconforto. No entanto, não são todos os pacientes que podem realizar esta técnica. Em alguns casos, devido a características da córnea ou da superfície ocular, a técnica Lasik pode ser contraindicada. A segurança da cirurgia deve ser sempre considerada em
primeiro lugar.

bottom of page